domingo, 17 de setembro de 2017

Vinho bão não é só vinho: Também é queijo bão!

Quem gosta de vinho costuma também gostar de outras coisas boas, como bons cafés, azeites, queijos etc. Eu gosto de tudo isso. E como bom mineiro, vizinho da Serra da Canastra, gosto muitos dos queijos de lá. 
Canastra Mariane - Feito na Fazenda Cravo e Prata, em Medeiros, Minas Gerais. Fica em direção oposta a São Roque de Minas, ao norte. Comprei em na Casa do Queijo, em Paraguaçu, entre Lavras e Poços de Caldas.
Tinha um mês de maturação e deixei mais dois meses. Maturação perfeita, com formação de mofo branco sobre a peça. Bela cor e textura. Sal no ponto certo. Ótimo queijo! Matura muito bem.
Canastra Fazenda Jacob: Produtores Dhaniella e Vivaldo. Queijo premiado, de São Roque de Minas, que adquiri em Serra Negra, SP, em viagem recente. Bom preço e com maturação de 6 meses. Casca muito saborosa, com camada de mofo. Textura cremosa, massa muito fina. Para acompanhar um bom vinho do Porto. Muito bom! Se encontrar, compre.

Canastra Estância Capim Canastra: De São Roque de Minas, produtor Guilherme. Queijo premiado recentemente em concurso na França (Medalha de prata entre 600 queijos). Vejam abaixo o danado aberto.

Casca oleosa, cor branca interna bem bonita, ótima textura, sal correto e sabor incrível! Um dos melhores canastra que comi. Delicioso! Foi unanimidade em uma prova que fizemos entre os confrades. Excelente! 

Canastra do Reginaldo: Fazenda Campo Belo, Medeiros, MG. Uma grata surpresa! Não conhecia o danado, que surpreende pela casca bonita e interior cremoso. Meus confrades pensaram se tratar de um exemplar francês, pela textura cremosa e sabor marcante. Uma delícia de queijo, que prova que podemos fazer ótimos queijos em nossa querida Minas Gerais. Excelente! Vou comprar mais!

Canastra do Zé Mário: São Roque de Minas. Este é famoso. O produtor já apareceu várias vezes em reportagens na TV. Um dos responsáveis pela visibilidade dos Canastra. E o queijo faz bonito. Casca amarela, bonita, oleosa, e interior bem branco, com ótima textura e muito saboroso. Justifica a fama. Ótimo Canastra! 

Conclusão: Todos ótimos!
Obs. Esses últimos 3 queijos eu comprei em Passos, na Venda do Mineiro, que tem grande variedade. Se passar por lá, visite. Facebook.




Nenhum comentário:

Postar um comentário