sexta-feira, 21 de abril de 2017

DiamAndes de Uco Grande Reserve 2009: Prepara o assado!

Do projeto Clos de los Siete, este DiamAndes de Uco Grande Reserve 2009 é um vinho feito com 75% Malbec cortada com 25% Cabernet Sauvignon. A maturação deste 2009 foi realizada por 24 meses em barricas de carvalho francês 70% novas. Ao nariz o vinho mostra notas de amoras maduras, framboesa e figo, em meio a notas tostadas e de alcaçuz. A madeira aparece, mas é bem integrada. Os 14,5% de álcool também se fazem sentir logo que o vinho é aberto, mas com uma boa decantação tudo se resolve. Em boca é amplo, intenso, mas com acidez que lhe dá frescor. Os taninos são sedosos e o final longo. É par perfeito para carnes gordurosas. Aliás, é vinho que sempre prefiro beber com uma boa carne assada, não solo. É denso, mas refinado, e já perfeitamente bebível (decantação recomendada). Mas quem quiser guardar, faça sem medo. Recomendação, aquisição e gentileza de meu amigo Vitor, que sabe das coisas.



6 comentários:

  1. Boa noite Flavio ! Admiro muito seu blog com as ótimas dicas e comentários dos vinhos . Muito legal quando alguém transmite o conhecimento com tanta clareza. Gostaria de pedir uma opinião à respeito de adega climatizada . Sei que as de compressor são as melhores, mas a minha dúvida é com relação as marcas . É muito melhor uma art des caves ou existe outras marcas com bom benefício ? Parabéns pelo blog. Alex brasilia DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Alex!
      Primeiramente, muito obrigado pela sua visita e elogios ao blog. Fico muito feliz quando tenho um retorno tão gentil.
      Quanto às adegas, sem dúvida aquelas com compressor são as melhores. Aquelas outras, com placas Peltier, só me deram tristeza...rs. Quanto às de compressores, já tive uma da Springher, que deu uns probleminhas no painel (não resolvido) e de serpentinas (resolvido por um "artista"). Está funcionando na casa de um cunhado. Eu não fiquei lá muito contente com ela. Alguns amigos têm Art des Caves e são só elogios. Um probleminha aqui ou alí com as prateleiras, mas nada sério. Mas o negócio delas é o preço, que me parece um pouco salgado. Um outro amigo comprou uma Dynasty, de bom tamanho, e preço razoável pelo número de garrafas que suporta, boas prateleiras etc. Mas é a única referência que tenho sobre ela. Em Poços de Caldas, Minas Gerais, tem uma fábrica com produtos bem atraentes. Se chama Metier (www.adegasmetier.com.br). Não tenho referência sobre suas adegas, mas me parecem bem feitas.
      Li tempos atrás um artigo sobre adegas. Talvez te dê uma luz: http://revistaadega.uol.com.br/artigo/qual-adega-comprar_1433.html
      Vamos torcer para que algum outro leitor do blog dê opinião sobre o tema!
      Um grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. Olá Flavio!
    Tudo bem por aí?
    Então, pegando carona no tema, estou quase virando um colecionador de adegas...rsr
    Sabe como é, a gente começa pequeno, compra uma e daqui a pouco já ficou pequena e assim vai.
    Hoje tenho 03 marcas. A primeira foi uma Art des Caves pequena, para umas 35/38 garrafas. Depois comprei uma G&E duplex com capacidade para umas 60 garrafas e mês passado meu irmão iria se desfazer de uma Eletromec (35 gfs)que ele tinha e acabou me dando. Sem dúvidas a ADCaves é a melhor, nunca tive um senão com ela. A G&E foi bem mas recentemente comecei a perceber que o controle da temperatura começou a oscilar demais, aumentando muito o delta. Assim que esfriar vou mandar ela para uma revisão (se é que vai ter) para tentar descobrir a causa. A última (eletromec) tenho pouco tempo e até o momento está funcionando, embora já percebi que existe uma diferença significativa de temperatura entre as garrafas que estão na parte superior e inferior. Minha ADC possui um sistema de ventoinhas que faz a distribuição melhor da temperatura, deixando a coisa mais equilibrada. Eu precisaria de uma ADC de 200 pra resolver minha vida, assim ficava com todas botellas numa só, mas o preço é muito alto para mim....beira os 20K se não for mais.
    Vamos ver se pintam outras opiniões por aqui.
    PS, se falar com Vitor mande um abraço a ele. O contato que tinha dele ( email) mudou e não tenho o novo.
    Abraço
    Marcelo
    Blumenau-SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Marcelo!
      Tudo em paz, e aí?
      Ótimo seu comentário. Confirma que a ADC é ainda a mais segura (apesar do preço...rs). Não tinha ainda notícias da GE e da Eletromec. Bom você dar seu parecer. Então, eu também fui comprando adegas pequenas, e depois de algumas decepções, me cansei. Quando quebrava alguma (sempre no verão...rs), era um Deus me acuda. Resolvi então aproveitar uma reforma em casa e construir uma pequena, de alvenaria, bem vedada e com aquele sistema de refrigeração vendido pela Mistral. Meus problemas acabaram!!! Por um preço menor que o preço de uma ADC de 200 garrafas, construí uma com maior capacidade e com a temperatura bem controlada. O equipamento não gasta tanta energia e contribui para a manutenção da umidade. Valeu muito o investimento.
      Pode deixar que envio seu abraço para o Vitor. Ele visita sempre o blog e certamente lerá seu comentário.
      Abraços e obrigado por enriquecer a discussão.
      Flavio

      Excluir
  3. Flavio,
    Interessante esse sistema da Mistral. Vou checar e talvez seja a solução definitiva para mim.
    Ontem tivemos aqui o Decanter Wine Day, foi ótimo, com coisas muito interessantes, que fogem da mesmice do mercado. Só pra citar alguns, Sigalas, Korta Katarina, Gulfi.....além dos clássicos já conhecidos Pio Cesare,Arzuaga, etc... etc...um show, evento muito bem feito!!! Se tiver aí pelas tuas bandas não deixe de ir.
    Abraços
    Marcelo
    Blu-SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelo,
      Tudo bem?
      Primeiramente, perdão pela grande demora na resposta. Alguma coisa aconteceu com o sistema de alerta no email.
      Sim, o sistema da Mistral é muito bom. O meu funciona há anos e nunca deu problema.
      Ótimo o encontro da Decanter, hein? Gosto destes vinhos que você citou. Realmente, saem da mesmice do mercado. Aliás, a Decanter tem muitos vinhos nesta linha, né? Gosto disso.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir