segunda-feira, 18 de julho de 2016

Clos del Mas 2009: Bom Priorato premiado na Expovinis 2016!

Este Clos del Mas 2009 é primo de um bom custo benefício facilmente encontrado em prateleiras de supermercados, o Clos de Torribas. Ambos são da Pinord. Este ano ele ganhou como melhor vinho tinto Velho Mundo (subcategoria "Península Ibérica") na Expovinis. Só não sei se era exatamente esta safra, pois em nenhum dos 1.435 blogs que divulgaram o resultado ela foi mencionada*. Assim, estou assumindo que foi este 2009, que é o encontrado nas prateleiras do Pão-de-Açúcar. Torceu o nariz por ser um vinho de supermercado? Não deveria... O vinho, feito com Garnacha, Syrah e Mazuelo tem ótima qualidade pelo preço! Sua cor, rubi escura, é límpida e brilhante. Os aromas são muito agradáveis, com notas florais, de ameixas, amoras, baunilha e especiarias (cravo e canela). Tudo isso em meio àquele toque mineral característico dos Priorato. Em boca mostra clareza, ótima acidez e mineralidade. Os taninos são redondos e o final é longo, especiado e abaunilhado. Os 14,5% de álcool, comuns para um Priorato, podem ser salientes no início, mas com um tempinho em taça ou decanter, se equilibram. Muito bom vinho pelo preço pago! Se vir um desses, pode colocar no carrinho e levar para acompanhar uma boa carne. E se não gostar, certamente não me xingará pelas 90 pilas gastas.

*Se alguém souber a safra que foi avaliada na Expovinis 2016, me diga. 

4 comentários:

  1. Sempre desconfiei que seria bom esse vinho. 90 pratas não é o que ele custa aqui em Brasília não, estava 120 na ultima vez que fui ao pão de açucar. Com seu aval, obviamente que o comprarei. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio!
      Pena que esteja um pouco mais caro aí. Eu vi na lista divulgada pela Expovinis o preço de 120. Quando achei a 90, fiquei feliz. Se comprar, depois me fale o que achou do danado. Obrigado pela confiança na dica. Espero que goste.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. Eu já conhecia este vinho. Estive no Priorat este ano, visitei boas vinícolas.
    Se este foi premiado, fico feliz pois tive oportunidade de degustar vinhos BEEMM melhores que este no Priorat!

    Vou comprar outro desse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a),

      Na verdade, eu sempre desconfio de prêmios... Não sei, por exemplo, quantos vinhos estavam concorrendo, quais eram, etc. Entretanto, este Clos del Mas me pareceu muito bom pelo seu preço. Vinhos do Priorato, pelo menos aqueles mais famosões (Alvaro Palácios, Clos Figueras, Mas Doix, Clos Mogador, Vall Llach etc), costumam custar bem mais. Resolvi colocar à frente de "ótima qualidade" um complemento: "pelo preço". Acho que fica melhor.

      Mas como você disse, no Priorato há belas vinícolas. Fico imaginando se no concurso tivesse mais representantes da região. Aliás, não sei como eles não papam mais prêmios nos concursos. Afinal, são geralmente muito bons. Talvez simplesmente por que não entrem na disputa.

      Obrigado pela visita e comentário! Seja sempre bem-vindo!

      Abraços,

      Flavio

      Excluir