terça-feira, 27 de outubro de 2015

Dois Brunellões de uma safra memorável: Brunello di Montalcino Castello di Banfi 1997 e Brunello di Montalcino Gianni Brunelli 1997

Tempos atrás nosso amigo Akira resolveu abrir dois Brunellões de respeito para celebrar o aniversário do André. E não era qualquer coisa. Elegeu logo dois da memorável safra de 1997. Coisa rara... 
O primeiro deles era um Brunello di Montalcino Castello di Banfi 1997. Confesso que tenho lá minhas restrições aos Brunellos Banfi. O motivo é simples: Muitos que eu bebi parecem ser feitos para o paladar americano. E estava então curioso para beber este da safra de 1997. E não é que o danado me deixou muito feliz? Pois é... Eu esperava algo mais internacional e pintou um vinho no estilo tradicional, cheio de camadas e com aquelas notas de cereja seca, chá, tabaco e couro, em um fundo balsâmico muito legal. Em boca tinha aquela acidez marcante, taninos arredondados pelo tempo, mas lá, presentes, e um final muito longo e cítrico. Um belo Brunello. 
O outro era um Brunello di Montalcino Gianni Brunelli 1997. Bem, aqui tem Brunello até no nome...rs. Este era mais frutado e floral que o primeiro, e mais seco. Notas de cereja preta se mesclavam a alcaçuz e tabaco. Em boca, mostrava ótima acidez. toques terrosos e taninos mais comportados que aqueles do Banfi. Ótima persistência e excelente evolução na sua maioridade. Vinhão! Nada como um Brunellão devidamente amaciado pelo tempo...
Due grandi bottiglie!




Nenhum comentário:

Postar um comentário