quinta-feira, 11 de junho de 2015

Barbaresco La Ca' Növa Bric Mentina 2006: Muito bom!

A vinícola La Ca' Növa possui 12 hectares de vinhedos em Barbaresco, dos quais 10 são cultivados com Nebbiolo, para a produção do famoso Barbaresco. A vinícola é conduzida pelos irmãos Pietro, Giulio e Franco Rocca. Os irmãos produzem 3 tipos de Barbaresco com o rótulo La Ca Nova: O mais Barbaresco Estate Bottled e os dois Crus "Montestefano" e "Bric Mentina". Este Barbaresco La Ca Nova Bric Mentina 2006 vem de um Cru que fica no topo de uma colina na propriedade, onde os vinhedos são bastante expostos a luz solar. A produção é relativamente pequena, com cerca de 10.000 garrafas. É um vinho que precisa ser aberto com algumas horas de antecedência para se mostrar. No começo é bem fechadão. Ao nariz mostra aromas de flores, cerejas frescas, folhas secas, alcaçuz e tabaco. Em boca mostra excelente acidez, que torna o vinho vibrante, e obviamente, tânico. Mostra ótima mineralidade e um final longo. É um vinho com quase 10 anos, mas ainda "nervoso". Pede comida, claro. Já pode ser bebido agora, desde que seja aberto com boa antecedência, como citei acima. Mas deve ainda evoluir bem em adega, principalmente arredondando mais os taninos. Eu gostei bastante dele. Foi oferta do Carlão, que o adquiriu na Casa do Vinho, de BH. Seu preço é muito justo.

Nota: Há que se entender Barbaresco e Barolo. Não dá para abrí-los, meter na taça e goela abaixo, sem descanso. São vinhos nobres, que apesar de robustos, merecem ser tratados com carinho e apreciados com a devida paciência e respeito. E eles gostam de adega. Para aquele pessoal que gosta de rapidez, vinhozinho redondo etc, melhor comprar um do novo mundo e pronto. 

2 comentários:

  1. Falou e disse, são meus vinhos preferidos, Barolo e Barbarescos me encantam, sou completamente apaixonado por eles, pena serem tão caros. Bebi um Vietti esses dias, é muito bom... grande post, vou tentar aqui em bsb adquirir uma ampola desse nectar... grande abraço, obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hélio,
      Realmente o problema é o preço dos danados. Mas acesse o site da Casa do Vinho em BH e veja que eles têm bons preços.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir