domingo, 31 de maio de 2015

Vinha Grande 2011: Assinatura da Casa Ferreirinha

Os vinhos da Casa Ferreirinha agradam sempre. E nem precisa ir para Reserva Especial ou Barca Velha. O básico Esteva é muito justo, o Quinta da Leda, marcante pela elegância, e os Vinha Grande trazem também a assinatura da marca. O Vinha Grande é feito com 35% Touriga Franca, 30% Tinta Roriz, 30% Touriga Nacional e 5% Tinta Barroca, e matura de 12 a 18 meses em barricas de carvalho francês usadas. Segundo o próprio produtor, ganham com 2-3 anos de garrafa, mas atingem seu ápice entre 5-6 anos (embora possm ser guardados de 10 a 15 em adega). Este Vinha Grande 2011, proveniente da grande safra dos últimos tempos, está novo ainda, mas já dá muito prazer. Está diferente de seus irmãos de anos anteriores. Tem as notas florais típicas, mas estão mais comedidas, assim como a fruta, que começa a se mostrar depois de um tempo. As notas de amoras e mirtilos se integram a notas de cedro, cacau, minerais e de especiarias. Em boca a acidez é vibrante, os taninos firmes e o final longo e com toques picantes e amadeirados.  Os taninos ainda se sobressaem, mas nada que incomode. Duas coisas contribuem muito para a sua apreciação: Comida e um tempinho respirando. Eu gostei muito deste 2011 e vou guardar uma garrafa em adega para abrí-la daqui a uns anos. Com certeza ficará ainda melhor. 

3 comentários:

  1. Flavio, meu caro, bom vê-lo de volta às postagens.

    Gosto muito deste vinho também.

    Veja só, estarei em Ribeirão Preto entre os dias 13-15 deste mês e em São José do Rio Preto entre os dias 10-12.

    Se der, vamos nos encontrar para uma tomada?

    Abs.,

    Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Roberto!
      Estou meio devagar... Tenho uma lista enorme de postagens atrasadas. Mas aos poucos vou atualizando. Na verdade, estava querendo dar um novo formato ao blog, e em vez de publicar todos os vinhos de um encontro, por exemplo, publicar apenas aquele(s) que realmente me chamaram a atenção. Vamos ver.
      Você vai de Rio Preto para Ribeirão Preto e volta de lá para sua casa? Sem dúvida temos que combinar algo. Será que não consegue dar uma escapada até São Carlos? São apenas 90 km de uma boa estrada. Bem, mas vamos ver como fazemos. E sem dúvida, se conseguirmos agendar algo, será regado a bons portugas, não? rs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    2. Roberto, li seu outro comentário. Vamos combinar para aquele dia então. Podemos almoçar no restaurante daquele amigo, sempre comentado no blog. Que você acha? Você tem meu e-mail, não?
      Abs,
      Flavio

      Excluir