segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dominio de Atauta 2006: Sou fã!

O Carlão abriu uns vinhos prá gente apreciar, às cegas. Um deles não vou comentar, pois não agradou. Mas o outro sim, era coisa de primeira. Eu chutei ser espanhol, mas com uma característica distinta, pois ao nariz lembra Ribera del Duero, mas em boca nem tanto. Foi aí que ele foi buscar a garrafa, dizendo que era um bom espanhol na casa dos 50tinha. Eu fiquei espantado, já querendo saber onde encontrar para encomendar uma caixa. Só que era 50tinha doletas, e comprado fora. Bem, pela qualidade era impossível custar 50tinha aqui...rs. Era um Dominio de Atauta 2006, de Ribera del Duero. É um 100% Tempranillo maturado por 17 meses em barricas de segundo uso, onde maturou o Chateau Angelus. Eu já havia bebido algumas vezes o seu irmão de 2004, e o legal foi ver a "assinatura" do vinho. Este 2006 mantém as características de seu irmão de 2004 (e também do 2005, que provei em uma degustação). No início a fruta é discreta e fica em meio a notas de folhas secas, herbáceas, minerais e de cacau. Mas com o tempo a fruta vai se mostrando e o vinho se modifica bastante, ressaltando a cereja preta e ameixa, em meio ao alcaçuz. Em boca é seco e mostra as notas herbáceas e de cacau. É bastante mineral e os taninos são firmes. A madeira aparece, mas bem integrada. Com o tempo, o vinho vai mostrando mais fruta e especiarias. É um vinho que muda bastante desde quando é aberto até algum tempo decantando. É bem legal acompanhar sua evolução. Portanto, se for apreciá-lo, abra, coloque no decanter, abasteça uma taça e vá se deliciando. Ele confirma o fato de que Ribera del Duero oferece vinhos bem ricos e distintos. Eu gosto muito dos vinhos de lá, e este me agradou bastante. É importado pela Mistral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário