domingo, 5 de abril de 2015

El Incidente 2008: Carménère distinto da Viu Manent!

Acho que os meus leitores devem notar que não sou fã ardoroso de vinhos que têm a Carménère como majoritária. Aquele herbáceo exagerado da maioria deles me incomoda. Mas há alguns que conseguem um bom equilíbrio. É o caso deste El Incidente Carménère 2008, da Viu Manent. O nome recorda uma viagem que José Miguel Viu Bottini, da terceira geração da família, fez com um grupo de amigos para sobrevoar seus vinhedos em Colchagua. A viagem terminou quando o balão caiu inesperadamente em um mercado ao ar livre na cidade de Santa Cruz, sob os olhares surpresos do povo local. Felizmente, todos saíram bem do acidente. O rótulo e contra-rótulo estampam o fato. O vinho foi lançado em 2007 e contém, além da Carmenére, pitadas de Malbec e Petit Verdot. A maturação deste 2008 foi feita em barricas novas de carvalho francês (97%) e americano (3%), por 23 meses. Ao nariz mostra notas de fruta madura em compota (cereja preta e amoras), em meio a chocolate, tabaco e um tostado na medida. Ah,  e é claro, pimenta do reino (sem exageros). Em boca, repete o nariz, mostra ótima intensidade e taninos muito sedosos. O final é longo e com notas de café com leite e chocolate. É um vinho bem complexo e com grande potencial de guarda. Sem dúvida, é um Carménère distinto, feito para ser grande, e a ser conhecido. Gostei dele. Lembrou-me o Microterroir da Casa Silva, pela intensidade e elegância.



2 comentários:

  1. Grande Flávio, ando correndo muito por isso não estou postando comentários, mas todos os dias abro o blog em busca de novidades. Sobre esse El incidente já ouvi falar muito bem dele, mas pelo preço que custa não ponho a mão no bolso não. Bom saber que se parece com o microterroir da casa silva, unico carmenere que gosto de fato. No mais soh vinhão nas ultimas postagens heim... com esse dolar, esse governo e esse país, vai ficar difícil a gente beber vinho bão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio!
      Espero mesmo que continues por aqui! Sua presença é muito importante.
      Quanto ao El Incidente, realmente o preço não ajuda. Mas sua qualidade é boa e acho que ainda é mais barato que o Microterroir. Tempos atrás comprei um Apaltagua Grial por um ótimo preço. Dizem que é um bom Carmenere também. Logo experimento.
      Compartilho com você as decepções com o nosso país...
      Grande abraço,
      Flávio

      Excluir