segunda-feira, 16 de março de 2015

Tinto da Ânfora Grande Escolha 2006: Sóbrio

Este Tinto da Ânfora Grande Escolha 2006 é feito pela Bacalhôa com uvas da Herdade de Santa Marta (Portalegre), Herdade de Santa Marta (Borba) e Herdade das Ânforas (Arraiôlos). A partir de 1999, as melhores uvas do lote são selecionadas para elaborar este Grande Escolha. O corte é de Aragonez (60%), Touriga Nacional (30%) e Syrah (10%). Apesar do nome, não são usadas ânforas no processo, e sim, maturação por 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Ao que parece, ele é engarrafado sem filtração, pois a garrafa tinha bastante precipitado. O vinho tem aromas de ameixa seca e cerejas, em meio a cacau, couro e tabaco. Em boca tem uma entrada que lembra licor de Ginja, corpo médio e um final mais sóbrio, liderado pelo tabaco e cacau. Os taninos são presentes mas devidamente arredondados pelo tempo. É do tipo do vinho que eu gosto, rico mas sem exageros. A meu ver, já atingiu o seu ápice. Muito bom! É importado pela Portuscale

2 comentários:

  1. Belíssimo vinho, Flavio.

    Tomei-o também, recentemente. Acho, como você, que ele já está no ponto, mas, creio, ainda dura um tanto. Sou suspeito, porque sou louco por vinhos mais envelhecidos, e este, a meu ver, tem estrutura para durar mais.

    A Bacalhoa não brinca em serviço. Pode não fazer os melhores vinhos de Portugal, mas faz coisas muito boas e num ótimo custo-benefício.

    Por falar nisso, sexta-feira é meu aniversário. Separei para abrir um Chateau Pichon-Longueville Comtesse de Lalande 2004, acho que, pela safra, já está bem apreciável e tenho ainda outras duas garrafas dele. Decidi colocar um corte bordalês de outro país para tentar brigar com este grande Pauillac. Vaculhando a Adega, decidi por um Palácio da Bacalhoa 2008.

    E aí, achas que o Bacalhoa fará muito feio?

    Abs.,

    Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto,
      Também gostei do vinho. Tudo nele está no ponto. Concordo com você em relação à Bacalhôa. Seus vinhos são muito bem feitos e com preço muito justo.
      Espero que o amigo comemore bem o aniversário! Dizem que temos que esperar o dia para cumprimentar, mas já adianto aqui os desejos de um dia muito feliz. Acho que a dupla escolhida vai colaborar com isso. Eu acredito que o Palacio não fará feio... Será uma comparação interessante. Depois me diga como ele se portou frente ao Pichon...
      Abraços,
      Flavio

      Excluir