segunda-feira, 9 de março de 2015

Pêra-Manca Branco 2008: Para celebrar o dia das mulheres

Ontem, 8 de março, saí com a minha digníssima para celebrar o Dia das Mulheres. E levei um vinho que ela havia me dado tempos atrás, o alentejano Pêra-Manca Branco 2008. Irmão branco do famoso tinto, este branco é muito apreciado em Portugal. É feito com Antão Vaz e Arinto, sendo parte do mosto fermentada em inox e outra parte em barricas. Depois disso, a maturação é feita sur lies, com batonnages periódicas. O vinho descansa ainda 9 meses em garrafa antes de sair ao mercado. O enólogo é Pedro Baptista. É um vinho de bela cor amarelo-dourada, brilhante, bem bonita. Ao nariz mostra notas de maçã, pêssego, amêndoas e mel, em um fundo herbáceo. Em boca é seco, com boa acidez, cremoso e com final amendoado e herbáceo. Embora seja muito elegante, não é aquele branco para se bebericar, e sim, para ser apreciado junto com comida. Nós mandamos ver com belas postas de bacalhau à portuguesa, e a combinação foi perfeita. Um ótimo vinho, claro! Deve ser apreciado com calma, pois ganha com tempo em taça.

4 comentários:

  1. Beleza, Flavio. Ano passado abri um 2011 e estava excelente. Encorpado mas com uma bela acidez. Tenho um 2012 na adega. Agora, no mesmo dia, abrimos um Buçaco Branco 2001. Aí, meu amigo, você sabe, não deu para o "pobre" Perâ Manca.

    Aproveitando, você acha que o Buçaco Branco fica muito atrás do Condrieu de Vernay? Numa coisa eu acho que o vinhos das Beiras ganha: longevidade, até porque não é característica dos Condrieu serem longevos.

    Abs.,

    Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto,
      Acho mesmo que o Buçaco não dá muita chance para o Pêra...rs. Bem, mas em relação ao Condrieu de Vernay, no caso específico do Coteau du Vernon, a briga é feia prá ele. Eu acho que o Vernon leva vantagem. Mas é como você diz: O Buçaco tem a vantagem da longevidade... Ano passado bebi um Vernon 2006 maravilhoso, mas acho que ele estava no seu máximo.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. Flávio, percebi que o valor deste Pêra-Manca branco se aproxima bastante daquele pedido pelo Viña Gravonia. Nunca experimentei nenhum dos dois, mas quero subir um degrau no mundo dos vinhos brancos e pretendo começar por um desses. Talvez estejamos a falar de laranjas e maças (evitei a pera para não criar trocadilho rs), mas qual dessas opções você acha mais válida? Obrigado e parabéns pelo blog! Ass. Felipe Pacheco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Felipe,
      Muito obrigado pela visita e elogios ao blog. Fico contente que goste dele.
      Olha, são dois vinhos excelentes. Mas eu sou fã incondicional dos vinhos de Lopez de Heredia. Acredito que você gostará muito do Gravonia e depois não conseguirá ficar sem experimentar os outros da vinícola. Pena que o Dólar subiu tanto e com ele, o preço do Gravonia, que custava por volta de 150 Reais e agora está perto de 200. O que está no mercado é o da grande safra de 2004. Deve estar excelente!
      Em termos de portugueses, na mesma faixa acho excelente o Guru, da Wine and Soul, e um pouco mais barato o Private Selection da Esporão. Ainda um pouco mais barato, e excelente, é o Marquesa de Alorna Reserva Branco.
      Bem, há muitas opções.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir