segunda-feira, 28 de julho de 2014

Carmelo Patti Gran Assemblage 2004: Vinhão!

Meu amigo JP sabe que eu gosto dos vinhos Carmelo Patti. Bem, ele também gosta. E quando pode, descorcha um para apreciarmos (clique aqui e aqui). E foi o caso também deste Carmelo Patti Gran Assemblage 2004. A primeira versão da linha Assemblage foi feita em 2002, que infelizmente, ainda não tive o prazer de apreciar. Este 2004 é feito com 48% Cabernet Sauvignon, 25% Malbec, 20% Merlot e 7% Cabernet Franc. A fermentação é feita isoladamente, mas o blend já é montado para a maturação por 12 meses em barricas de carvalho. Após seu engarrafamento, em 2008, permaneceu 4 anos na vinícola antes de ir ao mercado. Sua cor é bonita, granada mais clara, e não muito transparente. Ao nariz mostra notas de frutas compotadas, cerejas, ameixas e cassis, em meio a especiarias, tabaco, couro e alcaçuz. Em boca é muito elegante, com acidez perfeita e taninos levemente arenosos. É um vinho de corpo médio e com final longo e especiado. Ganha muito com tempo em taça e/ou decanter. É uma delícia! Se você não conhece, experimente. Os vinhos do Sr. Carmelo Patti ocupam uma outra dimensão em questão de vinhos argentinos. Ele produz, além deste Assemblage, o Malbec e o Cabernet Sauvignon. Embora o Malbec seja bom, eu sou mais fã do Cabernet Sauvignon e do Assemblage. 
Valeu, JP!

4 comentários:

  1. Olá Flávio,

    Vou em breve para Bariloche, e tentarei achar esse vinho lá. O que mais recomenda?

    grande abraço,

    Alexandre (DF).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,
      Se achá-lo, não tenha dúvida, assim como o Cabernet Sauvignon.
      Eu ainda não provei os Montchenot, mas todos dizem que são diferenciados.
      Uma vez uma cunhada encontrou em Bariloche uma loja que vende vinhos mais "velhinhos". Trouxe-me um Rutini Pinot Noir 1999 que estava uma maravilha. Melhor PN que bebi da Argentina. Bem, você deve encontrar lá também os vinhos da Chacra. Eu gosto do mais simples, o Barda. Mas este vi que não é de guarda. O 2011 dizem que está excelente. Bem, os Noemia nem precisa lembrar. Quando vê, você encontra uns mais evoluídos lá.
      O Vitor, do saudoso Louco por Vinhos, me recomendou o Manos Negras Pinot Noir e os vinhos de Matias Riccitelli.
      Os dos irmãos Michelini, Zorzal, também têm feito sucesso. Do projeto pessoal de Matias Michelini, os Montesco, já provei e gostei. O Pinot Noir Punta Negra é bom e diferente.
      O Vitor também me recomendou os Casarena. Eu não conheço, mas ele falou que são bons. Ultimamente eu também estou fugindo de nomes mais tradicionais e buscando alternativas na Argentina. Penso que você vai encontrar boas opções.
      Grande abraço e boa viagem! Depois conta o que trouxe de lá.
      Flavio

      Excluir
  2. Valeu Flávio,


    Dicas anotadas!

    minha esperança é justamente achar algum vinho de safra mais antiga, que não tenha que esperar 5-7 anos pra beber.

    Depois te conto o resultado.

    ps: Fale para o Vítor voltar com o blog! hehehe

    abraços,

    Alexandre/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,

      Espero que você consiga encontrar uns vinhos mais "velhinhos"...rs.
      Ah, estou tentando convencer o Vitor a pelo menos fazer uma coluna aqui no blog. Acho que seria legal! Ele gostou da idéia.

      Abraços,

      Flavio

      Excluir