quarta-feira, 7 de maio de 2014

Villa Antinori 2008: Sedoso!

Há cerca de um mês apreciei este Villa Antinori 2008, de Marchesi Antinori. O vinho foi lançado em 1928 pelo Marques Niccolò Antinori, pai de Piero Antinori, com a intenção de ser um Chianti que evoluísse e melhorasse com o tempo. Piero Antinori modificou sua composição, o transformando em um IGT. Seu rótulo é o mesmo desde o seu lançamento. Este 2008 foi elaborado com Sangiovese (55%), Cabernet Sauvignon (25%), Merlot (15%) e Syrah (5%) e maturado por 12 meses em barricas francesas, húngaras e americanas. Ao nariz mostra notas de cerejas maduras, alcaçuz, chocolate e um fundinho mentolado muito charmoso. Com o tempo foram surgindo notas de tabaco. Em boca, repete o nariz e destaca-se pela sedosidade. A acidez é perfeita e os taninos, muito redondos. Vinho totalmente sem arestas. Embora com boa proporção de outras uvas, a Sangiovese impera. Delicioso! Compra certa. O 2010 foi muito elogiado. Portanto, se encontrar uma garrafa dele por aí, põe na cesta!

4 comentários:

  1. Esse vinho foi o meu primeiro vinho "bão", sendo o 2005 o primeiro q bebi, desde então toda safra eu bebo um, pra mim o melhor foi o 2006 até hoje, belo vinho q não eh dos mais caros aqui, belo post mais uma vez, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hélio,
      Bão mesmo o danado! Eu tenho pouca experiência com ele, mas já peguei uma garrafa do 2010 para beber daqui a uns tempinhos.
      Abração,
      Flavio

      Excluir
  2. Flávio,

    Este para mim é o "Esporão Reserva" da Itália, compro sempre umas duas garrafas, geralmente para guardar uns dois anos, pois é um vinho que melhora com o tempo. Pena que tem subido de preço, costumava pagar 70-80 e agora já está mais de 100. Por coincidência abri uma desse 2008 uns dois meses atrás e tive a mesma impressão. Ainda tenho uma e vou deixar para o próximo ano. Gosto muito com lasanha.

    grande abraço,

    Alexandre/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,

      Também gostei dele e vou começar a fazer o mesmo que você faz, comprando a cada safra umas duas garrafas para ver como ele se comporta com o tempo. Este 2008 foi bem... O preço era bom, hein? Tenho visto lugares que cobram mais de 120... O pessoal não perdoa mesmo. Vou seguir seu conselho e mandar o 2010 com uma lazanhona!!!

      Grande abraço,

      Flavio

      Excluir