segunda-feira, 25 de março de 2013

Um austríaco e um português fizeram bom par: Salmon Riesling 2008 e Cartuxa 2007

Na última Mostra Internacional de Vinhos em Campinas provei vários vinhos austríacos e esse Salmon Riesling 2008, do produtor Salomon-Undhof me agradou. Vinho fresco, floral, seco, com notas de maçã, gengibre e boa mineralidade. Sem excesso de querosene, como notado em muitos vinhos feitos com essa casta. Boa experiência. A ser apreciado com frutos do mar. Crítica: Preço pouco competitivo!
O vinho apreciado depois dele é figurinha carimbada, já bem conhecido. Acho que é o primeiro colheita da Cartuxa mostrado aqui no blog, já que meus confrades, que não são bobos nem nada, gostam mesmo é do Reserva. Mas eu gosto também do colheita.
Não é aquela coisa, e seu preço o deixa em desvantagem frente a muitos portugueses na mesma faixa. No entanto, esse Cartuxa Colheita 2007, feito com Aragonês, Alicante Bouschet, Alfrocheiro e Trincadeira mostrou algumas características que me chamaram a atenção. O vinho tinha bons aromas de frutas maduras, em meio a notas balsâmicas e especiadas. Foi aí que se destacou. As especiarias se mostraram. Além disso, tinha notas animais e um fundinho cítrico. Gostei dele.
Isso aí, um bom branco e um português tradicional, fugindo um pouquinho do trivial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário