quarta-feira, 13 de março de 2013

Carmelo Rodero TSM 2005: Grande espanhol!

Na ocasião do último World Wine Experience, em São Paulo, tive a oportunidade de bater um bom papo com o Sr. Carmelo Rodero, proprietário e enólogo das Bodegas Rodero. Pessoa simpática, educada e apaixonada pelos seus vinhos. Na ocasião, apreciei todos os vinhos do produtor, desde o fresco Joven até os tops TSM (2003 e 2005). Na época, lembro de ter gostado demais do TSM 2005. E eis que chegou a chance de apreciar uma garrafona dessa beleza. O Carmelo Rodero TSM 2005 é vinho de alta gama do produtor, feito com Tempranillo (majoritária), Cabernet Sauvignon e Merlot de vinhedos com mais de 40 anos de idade. Imagino que seu nome vem das iniciais das uvas utilizadas. O vinho tem crianza de 18 meses em barricas de carvalho francês de menos de 2 anos de idade. Ao nariz, mostra notas de cereja preta, ameixa, toques balsâmicos e tostados, grafite e café com leite. Com o tempo foram aparecendo notas florais e especiadas. Em boca, repete o nariz e mostra grande complexidade e intensidade. É um vinho muito elegante e que destaca-se por sua complexidade, ótima acidez e mineralidade. Os taninos são corretos e o final muito longo. Um vinhaço! Dentre os grandes espanhóis.  
Ao apreciá-lo, vá acompanhando sua evolução em taça, que é excelente, característica de grandes vinhos. Logo posto aqui sobre o Reserva do mesmo produtor.
Sr. Carmelo Rodero e o seu belo TSM

2 comentários:

  1. Pois é, Flávio, esse era um dos que estavam na minha lista de desejos pro botafora da World Wine, mas não rolou um preço convidativo... Uma pena, mas ainda vou provar. A vontade aumentou agora, com seus elogios.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,
      É um grande vinho. Eu me juntei a dois amigos aqui e pegamos do Crianza ao TSM. Realmente, o preço desse último é salgado. Mas é do time de frente o danado. Eu o achei muito rico, daquele tipo camaleão, que vai mudando na taça e mostrando novas nuances a cada momento. Mas bem que poderia ter um precinho mais ajeitado. Eu ainda não postei sobre o Reserva, mas também é muito bom. Uns degrauzinhos abaixo do TSM, claro, mas também muito rico.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir