sexta-feira, 4 de maio de 2012

Finis Terrae 2008, Cuvée Alexandre Cabernet Sauvignon 2009 e Langhe Rosso Montegrilli 2008 - Três bons vinhos em uma noite fria Sancarlense!

Carlão mandando ver...
Nessa segunda-feira, véspera de feriado, a  noite foi típica de outono/inverno Sancarlense: Frio e aquela névoa bonita, que deixa a cidade com ares europeus. Um convite para um bom vinho. Os amigos Carlos, Akira e eu nos reunimos para apreciar umas botellas. Um deles foi o Finis Terrae 2008, de Cousiño Macul. É um vinho que fica acima do conhecidíssimo Antiguas Reservas e abaixo do Lota. É elaborado com as castas Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. Ao nariz, mostra aromas de ameixa, groselha e notas defumadas. Em boca é de meio corpo, com taninos redondos e final levemente herbáceo. É um bom vinho, que precisa de uma hora de decanter para ficar mais redondo. Bom representante para a sua faixa de preço. 
O outro vinho, aberto pelo Carlão, foi um Cuvée Alexandre Cabernet Sauvignon 2009, das Casas Lapostolle. A linha Cuvée Alexandre é sempre muito boa e faz sucesso na crítica. Já apreciei por duas vezes o CS 2001, em datas diferentes, e nas duas fiquei muito bem impressionado (veja aqui a última). Este 2009, obviamente, não tem a maciez do 2001, que foi domado pelo tempo e era de uma safra melhor, mas estava muito bom. Todos fomos unânimes de que ele precisa de um bom tempo de adega para domar a madeira ainda saliente. Ao nariz, mostra notas de cassis, cereja preta e grafite. Em boca, é potente e seus taninos ainda pegam. Vamos dar-lhe tempo!
E o terceiro vinho foi um que levei, e que já descrevi elogiosamente aqui no blog. Era o Langhe Rosso Montegrilli 2008, da vinícola Elvio Cogno. Uma delícia de vinho! Feito com 50% Nebbiolo e 50% Barbera e que ao nariz, mostrou notas de groselha, framboesa, florais e um fundinho de Brett. Em boca, muito redondo e com ótima acidez. Um ótimo vinho! Replay bem-vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário