quarta-feira, 25 de abril de 2012

Top Italian Wines Road Show: O que achei do Encontro do Gambero Rosso em SP

Eu aguardava ansiosamente por este evento, e como fã incondicional dos vinhos italianos, não poderia perdê-lo. Fui convidado para participar do evento pela importadora Vinos y Vinos. Devo citar que foi sensacional! O Hotel Unique foi palco de um grande evento, muito bem organizado pela Cristina Neves - Comunicação e Eventos.
O amigo João Paulo conhecendo os vinhos aprecisados na Master Class
Meu amigo JP e eu tivemos o prazer de apreciar vinhos de inúmeros produtores italianos. Difícil é destacar algum, pois tinha muita coisa boa. Primeiramente, devo citar o Master Class no qual apreciamos mais de 20 Tré Bicchieri do Gambero Rosso. Só coisa fina!
Eu esperando o inicio da Master Class
Os vinhos foram apresentados pelo  editor senior de vinhos da Gambero Rosso, o Sr. Marco Sabellico, juntamente com o competente e simpático Jorge Lucky. Foi muito legal esta parte. O ambiente muito fino, associado às explicações do Sr. Sabellico fizeram desta degustação um momento raro.
Jorge Lucky e o Sr. Sabellico, à direita
E os vinhos? Chegamos à mesa e lá estavam 12 taças, sendo que 3 delas já estavam devidamente abastecidas com meus adorados Barolos. Um deles da vinícola Elvio Cogno (Bricco Pernice 2006), outro de Marchesi de Barolo (Tradizione 2006) e outro do grande Angelo Gaja (Langhe Nebbiolo Sperss 2007).
Ah... os Barolos, previamente colocados nas taças

Para confessar, não gostei muito dos espumantes, nem dos brancos. Destes últimos gostei de dois:     O Lunae Busoni 2010, feito com Vermentino, muito mineral e fresco, e o Livon 2009, de Friuli, com notas de frutas, favo de mel e um retrogosto com avelã muito gostoso.
Com relação aos tintos, todos novos e precisando de mais tempo respirando. Mas gostei do Brunello Donna Olga 2006 e muito, muito, do Sassicaia 2008, que apesar de novo, mostrou sua realeza. Uma beleza! Dos Barolos, gostei daquele de Elvio Cogno, com notas trufadas e do Langhe Sperss, de Gaja (uma maravilha!). Os Amarones não fazem muito minha cabeça, mas deles, o que mais gostei foi o Zonin 2008 (que deve ser o de melhor preço).

Da feira em si, gostei de tudo que bebi. Não passei por todos os estandes, pois não dava tempo (nem fígado...rs). Mas visitei alguns ótimos. Minha primeira visita foi ao estande de Elvio Cogno, onde o simpático e educado Valter Fissore mostrava, com orgulho (justificado) seus vinhos.
Valter Fissore, da vinícola Elvio Cogno - Elegância em pessoa!
Anas Cetta - Muita mineralidade!
Vou deixar para falar sobre eles na próxima postagem, em que descreverei o jantar que participei com este produtor (cujo ótimo Langhe Montegrilli já descrevi aqui no blog). Agora, falarei apenas do vinho branco dele, o Anas Cetta 2009, que é feito com a cepa Nascetta, segundo Valter, considerada extinta e recuperada por sua vinícola. É um vinho fresco, cítrico, vivo, alegre e muito mineral. Sente-se a pedra ao nariz e boca. Um ótimo branco e de bom custo benefício. Valter o recomenda para acompanhar ostras. Fiquei imaginando...
Dali passamos pela Falesco, onde apreciamos belos vinhos. Destaque para o Tallus 2010, um Syrah excelente, com grande estrutura e personalidade. Além disso, vem em uma garrafa muito bonita. Vale a pena! E ainda destaque, o top Montiano 2009, que para JP e eu ficou na ponta dos melhores vinhos apreciados. Uma delícia! Bom mesmo!


Tallus 2010 - Syrah de personalidade!
Montiano 2009 - Para JP e eu, um dos melhores da feira!

E alí do lado, belíssimos vinhos de Feudi di San Gregório. Destaque óbvio para o grande Serpico 2007, feito com uvas Aglianico de videiras de mais de 200 anos! Estupendo! Grande capacidade de envelhecimento.
Serpico 2007 - Grandioso!

Produtor de Feudi di San Gregorio com o Serpico - Orgulho puro!

E vamos em frente... De Grattamacco gostei muito do Grattamacco Bolgheri Superiore. Do lado dele, de Donnafugata, um bom Mille una Notte, mas gostei mais ainda do de sobremesa, o Ben Ryé Passito di Pantelleria 2009, com sua cor rosada e notas deliciosas de damasco, mel, amêndoa e tabaco.
Donnafugata - Ótimos tintos, mas um de sobremesa que impressiona (à esquerda)

Gostei também do Focus Merlot 2004, de Zuc di Volpe (assim como seu Pinot Bianco, muito bom).
Focus Merlot 2004 - Muito bom!

De Ca'Marcanda/Angelo Gaja, todos os provados estavam ótimos: Promis, Magari (destaque feito com 50% Merlot, 25% Cabernet Sauvignon e 25% Cabernet Franc) e o Barolo Dagromis.

De Rocca delle Macie, destaque para o Ser Gioveto 2008, com a rainha Sangiovese imperando, muito elegante e com anos pela frente!


Mas deixei para o fim outro destaque: Argiolas! Quer beber um vinho autêntico, com grande personalidade? Escolha qualquer um da vinícola. Desde o branco Vermentino, de bom preço, até os top tintos Korem e Turriga. O Korem já apreciei (clique aqui) e gostei muito mesmo. É um vinho feito com Cannonau (que seria a Garnacha na região), Carignano e Bovale, e que ganha muito com tempo em taça. Vinho de muita presença. Impossível não agradar quem é fã de vinho italiano. E o Turriga? Belíssimo! É feito com Cannonau (majoritária), Carinano, Bovale e Malvasia Nera. Top! Para evoluir por muitos anos.
Turriga e Korem - Dois grandes vinhos!
Produtor da Argiolas - Orgulho justificado! Todos excelentes vinhos!

Bem, e se não bastasse, encontrei no evento, pela primeira vez pessoalmente, o amigo Eugênio, do Decantando a Vida. Valeu Eugênio!
Blogueiros, unidos, jamais serão vencidos!

Ah, e não poderia esquecer do ótimo coquetel. Ou seja, evento perfeito! Valeu a pena. Estou ansioso pelo próximo.


6 comentários:

  1. Olá Flávio,
    Com exceção dos vinhos da Masterclass da qual não participei, concordo plenamente com você na seleção dos melhores da feira. Montiano, Serpico, Turriga e Ben Rye foram meus grandes destaques também.
    Lamento apenas não ter tido a chance de conhecê-lo pessoalmente. Por coincidência, estive na companhia do Eugênio durante o final do Gambero Rosso e o 1º dia da Expovinis. Foi uma pena termos perdido essa oportunidade...

    Grande abraço,

    Luiz Cola
    www.vinhosemaisvinhos.com

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Luiz!
    Você estava lá? Que pena que não nos encontramos! Era uma excelente oportunidade para podermos conversar pessoalmente! Bem, mas teremos outras, sem dúvida. Espero que logo, em um próximo evento.
    Quanto aos vinhos, que bom que você divide comigo a opinião sobre os melhores. Eu gostei muito deles também.
    Um grande abraço!
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Mais um ótimo relato, Flávio!
    Cara, tô ansioso pro evento do Rio amanhã.
    Vou tentar ficar na Master Class diferente da que vc ficou, pra trazer impressões sobre outros vinhos.
    No mais, a tarefa mais difícil será sair de lá inteiro...
    Abç.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Vitor!
    Sua ansiedade será plenamente recompensada, tenho certeza! Depois escreve no Louco por Vinhos o que achou. Se tiver jeito, vá também no estande da Firriato. O Harmonium é muito bom! Eu já havia bebido e desta vez passei reto, uma pena. E não deixe de beber boas taças do Montiano, Serpico, Elvio Cogno, Argiolas e do doce Ben Rye.
    Bem, como você disse, o duro vai ser sair de lá inteiro... rs.
    Abraços e bom evento!
    Flavio

    ResponderExcluir
  5. Coisa linda hein Flavinho.... Vamos ver se ano que vem vc agracia outro amigo e não só quem só abre o armário. Abraço Caio

    ResponderExcluir
  6. Foi maravilha mesmo Caião! E ainda falta a postagem do jantar da Vinos y Vinos...
    Ano que vem, se o JP continuar a abrir apenas o armário, repensarei...rsrs...
    Abração,
    Flavitz

    ResponderExcluir