segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Começamos o ano com tudo: Tondonia Branco Reserva 1991 e Aalto 2006

E começamos bem 2012. Nesta primeira semana do ano JP, eu e uma presença breve do Tonzinho, mandamos ver em dois vinhos de muita classe. O primeiro deles, que ofertei aos amigos, foi de uma vinícola que adoro, e que já comentei sobres alguns de seus vinhos aqui . Era um Riojano de Lopez de Heredia, o Tondonia Branco Reserva 1991. Vinho de 20 anos, feito no ano que prestei meu concurso para professor na UFSCar. Uma comemoração digna para o concurso de Titular, feito agora, 20 anos depois. O néctar, feito com 90% Viura e 10% Malvasia, maturou 6 anos em barricas de carvalho e mais alguns anos em garrafa antes de ser comercializado. É pura classe!  Sua bela cor dourada abre as portas para momentos de grande prazer. Ao nariz, mostra notas deliciosas de frutas secas, amêndoas, cítricas, favo de mel e aquele fundinho de Jerez cativante. Em boca, repete o nariz e mostra sedosidade e uma acidez perfeita. O final é longo, delicioso. Que beleza de vinho! É importado pela Vinci. É vinho que pode ser tomado sozinho, tranquilo, olhando para o infinito, mas que ficou excelente como queijo Serra da Estrela trazido pelo JP. A propósito, quem quiser se deliciar com esta preciosidade, deve ficar atento para a temperatura, entre 14 e 16 graus, para que ele mostre todas as suas qualidades. Nada de fazer picolé!
E depois do belíssimo branco, passamos para outro espanhol de muita classe, levado pelo amigo JP. Foi um de Ribera del Duero, o Aalto 2006, também já foi apreciado e comentado aqui no vinhobão (clique aqui). Mas agora, pouco mais de um ano depois, já está mais aberto e com taninos mais redondos que da primeira vez. O vinho esbanjava notas densas de amora e ameixa maduras, mescladas com chocolate e alcaçuz. Em boca era untuoso, cheio, com potência mas também muita elegância. Uma beleza! Bem, Aalto é sempre garantia de muito prazer. É vinho importado pela Península
Bem, tudo indica que o ano será grandioso.

4 comentários:

  1. Degustei um Aalto 2005 em Rivera, Uruguai, há poucos anos.
    Um show.
    Baita vinho mesmo.
    Esse Flavio... Não deixa a peteca cair.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Esse danado do Aalto é realmente muito bom! Eu acredito que o 2005 devia estar melhor ainda que o 2006.
    Sem dúvida Alexandre! Não podemos deixar a peteca cair! E 2012 acabou de começar. Espero mantermos o rítmo!
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Flavio,

    Parabens pelo seu blog. Sempre aprendo mais sobre vinhos lendo seus posts. Recentemente consegui uma garrafa de Aalto PS 2006. Já teve oportunidade de experimentar este rótulo? Estou em dúvida se o vinho já tá pronto.
    Abs,
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Daniel,
      Primeiramente, muito obrigado pelo elogio. Fico muito feliz com sua visita e comentário muito gentil.
      Quanto ao Aalto PS 2006, ainda não tive o prazer de prová-lo. Já bebi o Aalto normal 2006 em duas oportunidades, e estava belíssimo. Imagino que o PS deva estar uma maravilha. Geralmente, recomendam bebê-lo pelo menos uns 5 anos depois de engarrafado. Ele é vinho de longa guarda, mas acredito que, como completa 7 anos agora, já possa ser apreciado, embora uns aninhos talvez lhe façam muito bem. De qualquer forma, eu decantaria por pelo menos 1-2 horas, pois o normal já pede isso.
      Tens um grande vinho em mãos! Quando apreciar, deixe aqui suas impressões.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir