sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sobrevoando Tormentas! Os vinhos de Marco Danielle na Confraria do Ciao

Foto dos vinhões! (Tiradas na mesinha do Ciao Bello)

Ontem degustamos vinhos do brasileiro Marco Danielle, feitos com esmero em seu Atelier Tormentas. Aliás,  nota-se o capricho já nos rótulos, de muito bom gosto. Seus vinhos têm recebido elogios rasgados da crítica especializada, brasileira e estrangeira. Principalmente o Fulvia Pinot Noir 2009, que recentemente superou bons borgonhas em uma degustação às cegas. Seus vinhos são produzidos a partir de vinhedos de baixo rendimento, com colheita e seleção manual, da forma mais natural possível, sem filtração e com a mínima intervenção. Alguns são produzidos sem INS 220 (SO2). Tudo isso lhes aporta um caráter muito particular, garantindo sua autenticidade (sem contar que evita a dor de cabeça no dia seguinte...). Marco Danielle oferece vendas en primeur e também a promoção "Sobrevoando Tormentas", que possibilita a aquisição de 6 garrafas sortidas, a um preço especial,  para que os apreciadores possam conhecer as nuances de seus produtos artesanais. A caixa contém uma garrafa do Tormentas Minimus Anima 2007 (Cabernet Sauvignon, Tannat, Merlot e Alicante Bouschet),  uma do Tormentas Ius Soli Garagem 2008 (Cabernet Sauvignon,  Merlot e Alicante), um Tormentas Fulvia Garagem 2008 (Cabernet Franc), duas garrafas do Tormentas Minimus Anima Garagem 2008 (Cabernet Franc,  Cabernet-Sauvignon,  Merlot e Alicante) e uma do badalado  Tormentas Fulvia Pinot Noir Garagem 2009.
Nós começamos por este último, considerando que é o mais leve. E que maravilha! Decantamos o vinho por algum tempo para que ele manifestasse todo o seu explendor. Foi sucesso completo na confraria. Teve briga pelos mililitros finais. Um borgonha! Lembrou-me um bom Nuits-Saint-Georges. Nada parecido com a grande maioria dos Pinot Noir sul-americanos. Duvido que alguém o deguste às cegas e não diga que é um borgonha. Um nariz gostoso, com notas de morango silvestre e cereja fresca, além de notas de especiarias e terrosas típicas de um borgonha mais evoluido. Em boca, é de uma elegância fantástica. Devo concordar com vários comentários feitos sobre esse vinho e com o Ed Mota, amante da borgonha, que disse ser o Fulvia Pinot Noir Garagem 2009 o melhor vinho já feito no Brasil! Parabéns ao Marco Danielle.
Seguimos com o Ius Soli Garagem 2008, que tem um corte basicamente bordalês. No começo o vinho tem um ataque um pouco agressivo, mas com o tempo no decanter ele foi ficando bem mais redondo e mostrando boas qualidades. É vinho potente, com personalidade. Acredito que está novo, e que deve envelhecer muito bem. Depois dele apreciamos o Tormentas Minimus Anima 2007, que tem uma interessante adição de Tannat colhida tardiamente. Segundo o contra-rótulo, quase passificada. Isso dá muita complexidade ao vinho, com notas de frutas compotadas, como ameixa. Lembrava até um ripasso. Em boca é muito bom, com taninos redondos e final persistente. Ficou excelente acompanhando o jantar. Foi o vinho que mais agradou depois do Fulvia Pinot. Acredito que sua idade também contribuiu para o fato, o que comprova que os outros vinhos devem melhorar com tempo de adega. O Minimus Anima Garagem 2008 tem um corte diferente, com ausência da Tannat e inclusão da  Cabernet Franc (majoritária). Todos acharam menos elegante que o Minimus Anima 2007. Mas vamos dar-lhe tempo. Finalmente, apreciamos o Tormentas Fulvia Garagem 2008 Cabernet Franc. É um vinho com bom nariz, com notas animais (aliás, como alguns dos anteriores), apimentado típico da casta, mas sem exagero e gostoso em boca, com taninos presentes mas bem integrados. Acompanhou muito bem o filet ao molho Pavarotti.
Bem, foi uma noite especial. Apreciamos vinhos que fogem a modismos e de muita personalidade. Sou da opinião de que alguns deles ainda estão novos, e devem crescer muito com os anos. O Mininus Anima 2007, que tem a Tannat no corte é muito bom, e agradou muito. Mas não posso deixar de destacar novamente a grande qualidade do Fulvia Pinot Noir 2009. Realmente, o Marco Danielle está de parabéns! Vou aguardar o 2011, que pelo jeito, vai continuar o sucesso do 2009.   

2 comentários:

  1. Grande pinot Flavio!Bela noite!
    Abs, JP

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente JP!
    Temos que fazer outras dessas.
    Grande abraço,
    Flávio

    ResponderExcluir