terça-feira, 12 de abril de 2011

Quinta do Crasto Vinhas Velhas 2005 - Vinhobão!

Ontem o amigo Tom nos brindou com uma garrafa do Quinta do Crasto Vinhas Velhas 2005 (acompanhado de excelente comida...). Bem, já comentei algumas vezes aqui sobre outras safras deste vinho, que é sucesso constante em nossa confraria. Mas este merece destaque especial. Isso por que em 2008 foi eleito o número 3 do mundo nos TOP 100 da WineSpectator. Eu, que tenho umas garrafas dele guardadas na adega, estava curioso para conhece-lo e compará-lo com aqueles de 2003, 2004, 2006 e 2007. Na minha opinião, o 2005 é o mais senhorío e refinado de todos eles. Possui cor forte e aromas profundos de amora e kirsch, além de notas minerais e especiadas. O vinho possui também notas de grafite e chocolate. Em boca, é suculento e muito elegante, com taninos muito finos. É vinho sem filtragem ou colagem, mas ainda não apresenta precipitados (só pequenos vestígios). Deve evoluir ainda por alguns anos e estou curioso para saber como estará em 2-3 anos. Para tristeza de muitos, é safra esgotada e dificil de achar, até mesmo em Portugal. Quem tiver alguma garrafa deste 2005 guarde com carinho e abra em ocasiões especiais. Valeu Tonzinho! A propósito, o vinhos da Quinta do Crasto são comercializados em São Carlos pela Mercearia 3M, do amigo Idinir.

4 comentários:

  1. Flávio, bom dia!

    Tenho 02 garrafas do 2005 e 02 do 2006. Tô pensando em abrir alguma. Já é um bom momento ou preciso reunir todas as forças e esperar? hehehe

    De verdade, toda semana elas me olham convidativamente, mas tenho resistido. Qual devo abrir antes?

    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Pedro,
    Obrigado pela visita! Ótimo dilema você tem! Bem, os dois vinhos são excelentes e já estão prontos para beber. Seria interessante você abrir as duas simultaneamente para fazer uma comparação. Minha sugestão seria você beber o 2006 antes do 2005 (e guardar uma garrafa de cada mais uns dois anos para ver a evolução). De qualquer forma, você está muito bem servido... E acho que não vai resistir...rsrs. Uma sugestão: Tomamos o Vinhas Velhas acompanhando leitãozinho à pururuca. É um par perfeito!
    Grande abraço e volte sempre!
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Flávio, obrigado pela resposta e pela sugestão.
    Moro no oeste paranaense, então posso substituir o leitão por um bom pernil de javali!
    Abç.

    ResponderExcluir
  4. Caro Pedro,
    Ótima pedida o pernil de javali. Depois me conte como ficou.
    Seja sempre bem-vindo!
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir