quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vinum Cellars, Anthony Dell e o número 9 do ano Carm Reserva 2007

Recebemos ontem em casa os amigos Carlos, Marcelo e Vanessa para uns petiscos e uns vinhos, claro. Os amigos Carlos e Marcelo levaram dois vinhos norte-americanos, o Vinum Cellars Cabernet Sauvignon 2006 e o Anthony Dell 2006.
Vinum Cellars é uma pequena e nova vinicola do Napa Valley, Califórnia, fundada em 1997, e que trabalha com uvas de áreas frias e costeiras. São vinhos feitos em pequenos lotes e de maneira artesanal. É um vinho robusto, escuro, e equilibrado para os seus 14,9% de álcool, com taninos bem ajustados. O nariz é muito bom, com notas de framboesa, chocolate, leve cereja e tostados. Lembra bons cabernets chilenos, mas sem a presença do mentol e/ou eucaliptol. Um belo vinho.
O Anthony Dell é da Anthony Dell Cellars, de  Mcminnville, Oregon, também uma pequena vinícola fundada em 2002, que utiliza tratamento natural para possíveis doenças nas plantas, além de corujas para evitar ataque de roedores. O que bebemos é um Red del Rio 2006, que é um corte de Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot, quase que nas mesmas proporções. É um vinho equilibrado, com predominancia da Cabernet Sauvignon mas com notas apimentadas da Cabernet Franc aparecendo depois de um tempo de garrafa aberta. Eu gostei muito do vinho, que é um smart buy.
Eu ofereci aos amigos o Carm Reserva 2007, que foi o número 9 do ano da Wine Spectator este ano, levando 94 pontos da revista. É um vinho feito com Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e a pouco conhecida Tinta Francisca. O vinho estagiou 18 meses em barricas usadas de carvalho frances e americano, o que lhe aportou muita elegância e complexidade, sem deixar o exagero da madeira nova. As notas de baunilha aparecem muito sutilmente. É um vinho de cor vermelha forte, opaca, com aromas complexos de frutas vermelhas silvestres, kirsch e notas florais aportadas pela Touriga Nacional. Me lembrou muito o Vallado Reserva 2007, estando, no entanto, mais aberto que este. Na boca é encorpado, frutado, fresco e com final bem longo. Como citado na Wine Spectator, ainda é um bebê, e deve ganhar muito com alguns anos de adega. Um grande vinho a um preço bem melhor que outros de menos categoria. Aposta certa! Vendido pela Worldwine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário