segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Vinha Pan 1997 - Uma maravilha!

Hoje lendo o blog de meu amigo Eugênio Oliveira, do "decantando a vida", vi o prazer que ele teve ao beber um Redoma 1995. Eu, que hoje estava inclinado a abrir um vinho "criado", não tive dúvidas e abri um Luis Pato Vinha Pan 1997. O vinho é uma das maravilhas feitas pelo grande Luis Pato, o mais conceituado enólogo da Bairrada e que doma a casta baga como ninguém. Vinha Pan (de "Vinha Panasqueira") é um clássico e cultuado Bairrada de vinhedo único.  Como definido pelo próprio Luis Pato (e citado por Amarante, em os Segredos do Vinho), os grandes Bairradas são como um misto de Barolo e Bourgogne, pois no inicio eles realçam taninos similares aos da Nebbiolo e, quando maduros, descortinam a riqueza aromática da Pinot Noir. Pude comprovar isso hoje com o grande Vinha Pan 1997. O rico buquê me lembrou um bom borgonha. Estava muito complexo, adocicado, com notas animais, couro, ervas secas, leve canela e tabaco. Uma maravilha! O vinho tinha cor vermelho-atijolada, com halo de evolução bem evidente. No palato estava extremamente aveludado, com taninos doces e redondos. E eu, que adoro vinhos envelhecidos, fiquei feliz!
Para acompanhá-lo fiz uma costelinha de porco que "modéstia à parte", estava demais. Temperei duas tiras de 10 cm x 30 cm de costelinha (sem muita gordura) com sal, pimenta-do-reino, um pouco de Curry (pouco...) e sálvia picada. Banhei com  fios de azeite e algumas colheres de aceto balsâmico dos bons e deixei dois dias dentro de um saco plástico, na geladeira. Assei por duas horas, sendo os primeiros 45 minutos em forno bem quente, para dourar e formar a crosta no fundo da assadeira, e os restantes em forno a 180 graus, tampando com papel alumínio, após colocar na assadeira rodelas grossas de cebola, dentes de alho com casca e um pouco d'água para o deglace. Uns 15 minutos antes de acabar coloquei 3 maças na assadeira para fazer o purê de maçã que acompanhou as costelinhas, as quais reguei com o molho da assadeira e servi com arroz branco e mandioca cozida. Bem, prato simples que casou com o vinho perfeitamente... A propósito, os vinhos de Luis Pato são comercializados pela Mistral.

2 comentários:

  1. Grande vinho Flavio,

    O Vinha Pan é um dos meus preferidos do Luis Pato. Estou curioso para provar seus novos lançamentos como o Trepa e o Abafado. Os vinhos do Luis Pato tem toda originalidade que anda faltando no mundo do vinho. Ainda tenho uma garrafa do Quinta do Ribeirinho Pé Franco 98, que ele me disse para abrir em 2015, não sei se vou resistir pois já tomei outra garrafa do mesmo vinho ano passado e estava excelente.

    Parabéns pelo vinho e obrigado pela referência.

    Um abraço.

    Eugênio.

    ResponderExcluir
  2. Caro Eugênio,
    O vinhos da linha Abafado Molecular são bons, diferentes. Eu apenas provei o branco e o tinto. Acabei não experimentando o rosado. Também provei o TRePA, que está entre os melhores. Pena que apenas degustei. Espero a hora de beber com calma, com uma garrafa aberta ao meu dispor. Ainda não tive o prazer de beber o Pé Franco, que imagino deva ser uma delícia!
    Abraços, Flavio

    ResponderExcluir