sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Destaques Chilenos no Decanter WineShow 2010

O encontro da Decanter estava realmente um show. Não entrarei em detalhes sobre todos os vinhos que apreciei, pois ficaria cansativo. No caso dos Chilenos, me agradaram todos da Villard, uma vinicola boutique, querida do Descorchados, e que produz vinhos com características de velho mundo. A simpatia do produtor também é algo a se destacar. Os brancos são muitos bons, tanto o Sauvignon quanto o Le Chardonnay Grand Vin (2005). São brancos que envelhecem bem. Na esfera dos tintos, todos são muito bons, mas destaco o Pinot Noir Grand Vin 2007, mineral e que lembra bons borgonhas. O Tanagra, vinho de ponta do produtor, é um Syrah excelente, e que não é uma "bomba de frutas" como outros da mesma cepa. Finalizei com o El Noble Sauvignon Blanc botritizado, que para mim, é o melhor do gênero no Chile. Perto da Villard estava o estand do El Principal. Gostei muito do Calicanto 2008, o vinho de entrada, que é muito bom custo benefício. O Memórias fica um degrau acima, e é muito elegante. Embora eu tenha gostado muito do vinho top, o El Principal 2006, penso que precisa ainda de uns anos de adega para mostrar seu máximo. Agora, umas duas horas de decanter vão ajudar bastante. Da Caliterra gostei bastante do Tributo Edicão limitada e do Cenit 2006. Da Terranoble gosto do Pinot Noir, embora ache um pouco doce. Também são bons os Lauhen, nos quais a Carmenére aparece destacada. Vou finalizar com a De Martino, da qual gosto bastante. Aqui começo com os brancos, que para mim são destaques Chilenos. O Chardonnay Quebrada Seca 2008 é um show. O nariz não é exuberante, mas na boca é puro frescor e mineralidade. O mesmo acontece com o Sauvignon Blanc Parcela 5 2008, que é bastante fresco, mineral e com notas de giz. Uma beleza! Os tintos do produtor são muito bons. Nem precisa citar o Familia, o top, que é maravilhoso. Eu gostei muito dos carmenéres. Aliás, a De Martino foi a primeira a rotular um carmenére no Chile e continua a produzir exemplares bem típicos. O Syrah Granito 2006 é muito bom, e segundo o produtor uma excelente companhia para um bom churrasco! Vou testar! O Old Bush Las Cruces é também excelente. Resumindo, o time de Chilenos da Decanter está muito bom, e eu sou fã particular da Villard e De Martino.

2 comentários:

  1. Que ótima cobertura dos Chilenos hein? Falando um pouco do novo mundo você experimentou os vinhos da Argentina Viña Alicia? São excelentes. Havia um branco chamado Tiara (corte de Riesling/Alvarinho/Savagnin).
    Também fiz uma cobetura do evento do Rio.

    Um abraço.

    Eugênio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Eugênio! Eu acho a seleção de Chilenos da Decanter muito boa. Por outro lado, migrando para os Argentinos, boa lembrança dos vinhos da Viña Alícia. Gosto muito deles. Eu também adorei o Tiara. Estou esperando a hora para apreciar uma garrafa dele bem devagar, acompanhando um bom peixe ou frutos do mar.
    Vi a sua cobertura do evento no Rio. Ficou bem legal. O produtores disseram que o evento no Rio foi muito animado.
    Grande abraço, Flavio

    ResponderExcluir