sexta-feira, 30 de julho de 2010

Confraria do Ciao em 30 de julho: Anwilka 2006, Baron de Magaña e Emina Prestigio 2006

A turma estava um pouco cansada ontem... Apreciamos apenas 3 vinhos. Os 3 bons. Paulão nos brindou com um Anwilka 2006, sulafricano - Stellenbosch (para lembrar a copa... rsrs). O vinho é um corte de 66% Cab. Sauvignon 29% Shiraz 5% Merlot e que estagiou 10 meses em barricas de carvalho francês. A vinicola é uma Joint Venture de três grandes estrelas do mundo do vinho: Bruno Prats, ex-proprietário do Cos d´Estournel, Hubert de Bouard de Laforest, do Château Ângelus e Lowel Joostte do Klein Constantia (famosa pelo branco de sobremesa). Vinho muito bom, moderno, muito equilibrado e fácil de beber. Notas de framboesa, groselha, café e baunilha. Nada de excesso de tostado comum em alguns vinhos sulafricanos (mas ele estava lá...rs). A meu ver Paulão, o destaque da noite... O vinho pode ser encontrado na Grand Cru (http://www.grandcru.com.br/) e Estação do Vinho (http://www.estacaodovinho.com.br/).
O outro vinho foi levado pelo amigo João Paulo e é um espanhol de Navarra, o Baron de Magaña. Esta vinícola é conhecida pelos bons Merlots. No entanto, este vinho é um corte de Merlot, Cabernet Sauvignon e Tempranillo (as proporções são meio controversas...). É um vinho tranquilo, com notas de couro, café e fumo. Gosto destas características. O João Paulo não gostou muito. Penso que é um vinho que pede comida. O vinho pode ser encontrado na Vinci Vinhos (http://www.vincivinhos.com.br/).
O terceiro vinho é um vinho que gosto bastante, e que agradou a todos (principalmente o Fernando Tinton) - Emina Prestígio 2006. Tempos atrás tomamos o 2003, que a meu ver estava um pouco melhor. Acho que o 2006 vai melhorar com um ou dois anos na adega. Mas já está muito bom. Emina é um dos grandes projetos do Grupo Matarromera, do baixo Duero, parte histórica e privilegiada na produção de vinhos. É um tempranillo puro, moderno e equilibrado. Notas florais e de cereja e amora, com taninos bem integrados (mas que vão arredondar com um pouco de tempo). O tostado do carvalho aparece, mas é adequado. O vinho pode ser encontrado na World Wine (http://www.worldwine.com.br/) e está em uma promoção excelente: Pague um e leve dois! Imperdível! 

Bem, por hoje é só... 

2 comentários:

  1. É Flavio,
    Agora com toda esta exposição,acho que o Tom e Caio vão ter que levar uns alentejinhos melhores,graça a Deus!
    Parabêns pelo blog, coisa de profissional!
    Abs, JP

    ResponderExcluir
  2. Grande amigo João Paulo! Pois é, agora o negócio vai ficar público! Obrigado pelo comentário. Logo teremos mais posts sobre nossos encontros enofílicos.
    Grande abraço, Flavio

    ResponderExcluir